Artigos V e VI ETIC

NOVO!

Conferência de encerramento:

 “Formação de Professores na Cibercultura” – Professor Bento Siva – Universidade do Minho – Pt

Apresentação Professor Bento Silva

 

TRABALHOS APRESENTADOS

CD-ROM
6º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
ISBN 85-60923-02-1


PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Formação de professores na cibercultura: multifacetadas visões
Helena Rodrigues de Sá | Mônica Machado Guimarães de Magalhães

As múltiplas facetas da internet para jovens em rede
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa | Ana Valéria de Figueiredo-da-Costa | Maria Apparecida Campos Mamede-Neves

UCP – Universidade Católica de Petrópolis

Do giz ao laptop: análise das possíveis dinâmicas na práxis pedagógica dos docentes das escolas estaduais do Rio de Janeiro incluídos no projeto Conexão Professor
Adriano Vargas Freitas | Lígia Silva Leite

O uso de mapas conceituais no curso superior de administração de empresas: um estímulo à aprendizagem significativa e à prática transdisciplinar
Alberto Carlos Teixeira

Efeitos da distância transacional nas tele-aulas via satélite com tutoria on-line
Delguel Arcanjo Paulominas

O uso de sites educativos na prática docente
Giovanna Rodrigues Cabral

Inclusão digital na educação e formação de professores
Lenise Teixeira de Sousa

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A TV Digital e a EAD discutindo alternativas de ensino
Carlos Otávio Schocair Mendes | Jorge Lopes de Souza Leão | Aloysio de Castro Pinto Pedroza

Adentrando o terreno do ensino colaborativo online: notas sobre o planejamento da revisão sistemática da literatura
Leonel Tractenberg | Miriam Struchiner

Espaço e interfaces culturais para a implantação da educação online: caminhos para um diálogo entre os impasses que emergem da introdução dos novos paradigmas no âmbito da Instituições Tradicionais de Ensino
Renata Biscaia Raposo Barreto

UNESA – Universidade Estácio de Sá

Construção da autonomia na educaçãoo online: uma visão de alunos e tutores
Adriana Conde Rocha | Lucia Regina Goulart Vilarinho

Escrevendo juntos no ciberespaço: autoria textual coletiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Alexandre Rosado

Escrevendo juntos no ciberespaço: autoria textual coletiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Carlos Alberto Maia da Silva

Jornalismo educativo
Cíntia Neves de Azambuja

Reflexões iniciais sobre lan house
Estrella Bohadana | Helga Aliverti Nazario | Marianna Montandon

Cultura audio-imagética escolar: do INCE aos dias de hoje
Fernanda Caraline de Almeida Carvalhal

O uso do ILA como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de algoritmo
Giselle Batalha | Estrella Bohadana

Corpo e Movimento na modalidade online: desafios e possibilidades para a docência e aprendizagem
Leandro Jorge Duclos | Marco Silva

Professores e alunos fanfiqueiros: modos de endereçamento e letramento digital nas Fan Fictions
Lucio Luiz

Competências do designer educativo para atuar em cursos online
Mirian Maia do Amaral

O “Fio de Ariadne”: expressão das vozes dos gestores para reconfigurar as capacitações de Informática
Rosemary Sant´Anna | Lina Cardoso Nunes

Saberes e fazeres do docente online: uma perspectiva interativa
Tatiana Claro

UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Um olhar sobre o meio escolar, os saberes mediatizados e as representações sociais
Clarisse Mendonça e Almeida

USP – Universidade de São Paulo

Comunidades virtuais de aprendizagem: em busca de uma caracterização
Jaciara de Sá Carvalho

CD-ROM
5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação
ISBN 85-60923-01-4

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ)

A relação dos jovens com a internet: algumas evidências
Rita de Cássia Souza Leal

Crianças e televisão: um estudo de audiência e fatores intervenientes
Rita Peixoto Migliora

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Compreendendo a interação e interatividade em cursos online
Rosilãna Aparecida Dias | Lígia Silva Leite

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

O curso de capacitação em informática educativa como espaço para inovações tecnológicas: as vozes dos professores
Cátia Caldas Correia

A utilização do filme de ficção como recurso pedagógico em aula de história: experiências no município de Maricá
Francisco Manoel de Moura Preto

A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem
Lana Silva

Diálogos sobre a indisciplina dos alunos em ambiente de artigos multimídia: autonomia e desenvolvimento profissional do professor de ensino médio
Luciane Alves Vercillo

Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Luiz Alexandre da Silva Rosado

Educação a distância: tutor, professor ou tutor-professor?
Maria Inmaculada Chao Cabanas

Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online: um caminho para a interatividade
Nelly Kazan Sancho Cruz

Avaliação da aprendizagem em educação online na universidade corporativa
Paulo Cesar Borsatto

Educação “fora do ar”: uma análise da TVE maranhense nas reminiscências dos seus participantes
Sandra Regina de Oliveira Marques Passinho

O fórum de discussão on-line enquanto perspectiva dialógica de avaliação da aprendizagem
Susan Kratochwill

Cidades digitais: um programa de acesso à internet para a comunidade e a educação?
Tânia M. Pinto

A docência no consórcio CEDERJ: interatividade ou transmissão?
Tatiana Claro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Impactos da TV Digital na vida cotidiana e na educação
Etinete Nascimento Gonçalves

O conhecimento contemporâneo: os critérios de verdade sobre o real
João Carlos Bernardo Machado

As implicações da lógica da explicação e da provocação: Jacques Rancière e Gaston Bachelard
Luiz dias do Nascimento Filho

Responses

  1. […] Convidamos os Programas de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Comunicação a encaminharem trabalhos de seus orientandos e ex-alunos. Os relatos de pesquisa devem estar vinculados ao tema Formação de professores na cibercultura e obedecer às normas definidas na aba Trabalhos. […]

  2. […] Convidamos os Programas de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Comunicação a encaminharem trabalhos de seus orientandos e ex-alunos. Os relatos de pesquisa devem estar vinculados ao tema Formação de professores na cibercultura e obedecer às normas definidas na aba Trabalhos. […]


%d blogueiros gostam disto: